Hoje iniciamos o estudo do 6º fascículo que se trata de um
assunto que causou muito debate.A aula foi muito proveitosa,
as cursistas participaram muito, deram suas opiniões e lembraram de quando foram alfabetizadas.
Os encontros estão cada vez melhor! E nossa turma cada vez mais entrosada.Estou muito satisfeita e acho que o curso tem feito a diferença na prática de cada professor cursista.
Mensagem do dia....
O Professor Está Sempre Errado
Quando…
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de barriga cheia.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um “Caxias”.
Precisa faltar, é turista.
Conversa com os outros professores, está “malhando” os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a língua do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu mole.
É, o professor está sempre errado mas, se
você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de barriga cheia.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um “Caxias”.
Precisa faltar, é turista.
Conversa com os outros professores, está “malhando” os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a língua do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu mole.
É, o professor está sempre errado mas, se
você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
Logo depois da mensagem desenvolvemos a Dinâmica Cantada
Dinâmica Cantada
1-Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
2- Ao
encontrar alunos com dificuldades, o que disse?
3- Quando
um aluno me magoou, o que pensei?
4- Mas
quando começo minha aula, qual a sensação?
5- Quando
os alunos estão desanimados, pelos problemas do dia-a-dia, o que digo?
6- Como
reajo às inovações?
7- Ser
professor é?
8- E
quando quero descobrir se estou no caminho certo...
*******************************
Respostas:
(cantadas pelos professores)
1- Os
sonhos mais lindos sonhei! De quimeras mil, um castelo ergui.
2-
Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.
3- Ainda
vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim,
tanto pra você quanto pra mim.
4- Quando
eu estou aqui, eu vivo este momento lindo. Olhando pra você e as mesmas emoções
sentindo.
5- Canta,
canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida
vai melhorar.
6- Tudo
que se vê não é, igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o tempo todo
no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo, agora, há tanta vida lá
fora. Aqui dentro sempre como uma onda no mar...
7- Viver
e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar, cantar e cantar a beleza de ser um
eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor s será. Mas isso não
impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita.
8- Olho
pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma
multidão que vai caminhando. Como essa nuvem branca essa gente não sabe aonde
vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você MEU PAI. Jesus Cristo, Jesus
Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.
As meninas compenetradas fazendo o estudo do fascículo
Fasciculo livro didatico
View more PowerPoint from Celismara Seleguin
Diário do dia 05 de junho de 2012
Cursistas:Rute e Adriana
O sétimo encontro do Pró-Letramento Linguagem e Alfabetização aconteceu no dia 05 de junho de 2012.
Nossa tutora Celismara iniciou a aula lendo um texto muito interessante sobre o "Professor ".
Em seguida, aplicou uma dinâmica bem divertida, na qual todas se envolveram; a professora fazia perguntas e as alunas respondiam cantando trechos de músicas populares brasileiras.
Logo após, começamos a trabalhar com o livro de Alfabetização e Linguagem no Fascículo 6 com o tema: O Livro Didático em Sala de Aula.
Na sequência a tutora preparou a seguinte atividade:
Nomeou uma cursista como jornalista e outras cinco para serem entrevistadas por ela, onde discutiu-se:
Porque temos que formar alunos pensantes, reflexivos, que se tornem de fato, cidadãos críticos, criativos, etc.
Após esta dinâmica a sala foi dividida em grupos para discussão do conteúdo do livro.
É necessário que os alunos compreendam os princípios que regem o sistema e com isso possam ser usuários competentes e autônomos da língua escrita.
A nossa tutora nos apresentou os livros que vieram para a escolha . Cada grupo deu sua opinião, sugestão e realmente foi muito proveitoso a abordagem de cada grupo.
Diário do dia 05 de junho de 2012
Cursistas:Rute e Adriana
O sétimo encontro do Pró-Letramento Linguagem e Alfabetização aconteceu no dia 05 de junho de 2012.
Nossa tutora Celismara iniciou a aula lendo um texto muito interessante sobre o "Professor ".
Em seguida, aplicou uma dinâmica bem divertida, na qual todas se envolveram; a professora fazia perguntas e as alunas respondiam cantando trechos de músicas populares brasileiras.
Logo após, começamos a trabalhar com o livro de Alfabetização e Linguagem no Fascículo 6 com o tema: O Livro Didático em Sala de Aula.
Na sequência a tutora preparou a seguinte atividade:
Nomeou uma cursista como jornalista e outras cinco para serem entrevistadas por ela, onde discutiu-se:
- No tempo que vocês estudavam faziam uso de livros didáticos? Quais?
- Como se fazia uso deles?
- Nos dias atuais, está mais fácil ou mais difícil trabalhar com os livros na sala de aula?Por quê?
Porque temos que formar alunos pensantes, reflexivos, que se tornem de fato, cidadãos críticos, criativos, etc.
Após esta dinâmica a sala foi dividida em grupos para discussão do conteúdo do livro.
É necessário que os alunos compreendam os princípios que regem o sistema e com isso possam ser usuários competentes e autônomos da língua escrita.
A nossa tutora nos apresentou os livros que vieram para a escolha . Cada grupo deu sua opinião, sugestão e realmente foi muito proveitoso a abordagem de cada grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário