terça-feira, 5 de junho de 2012

Fascículo 6 - Livro Didático


Hoje iniciamos o estudo do 6º fascículo que se trata de um
assunto que causou muito debate.A aula foi muito proveitosa,
as cursistas participaram muito, deram suas opiniões e lembraram de quando foram alfabetizadas.
 Os encontros estão cada vez melhor! E nossa turma cada vez mais entrosada.Estou muito satisfeita e acho que o curso tem feito a diferença na prática de cada professor cursista.
Mensagem do dia....

O Professor Está Sempre Errado
Quando…
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de barriga cheia.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um “Caxias”.
Precisa faltar, é turista.
Conversa com os outros professores, está “malhando” os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a língua do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu mole.
É, o professor está sempre errado mas, se
você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Logo depois da mensagem desenvolvemos a Dinâmica Cantada


Dinâmica Cantada

1-Quando pensei em ser professor, o que aconteceu? 

2- Ao encontrar alunos com dificuldades, o que disse?

3- Quando um aluno me magoou, o que pensei?

4- Mas quando começo minha aula, qual a sensação?

5- Quando os alunos estão desanimados, pelos problemas do dia-a-dia, o que digo?

6- Como reajo às inovações?

7- Ser professor é?

8- E quando quero descobrir se estou no caminho certo...

*******************************

Respostas: (cantadas pelos professores)


1- Os sonhos mais lindos sonhei! De quimeras mil, um castelo ergui.

2- Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.

3- Ainda vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.

4- Quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo. Olhando pra você e as mesmas emoções sentindo.

5- Canta, canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida vai melhorar.

6- Tudo que se vê não é, igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo, agora, há tanta vida lá fora. Aqui dentro sempre como uma onda no mar...

7- Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar, cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor s será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita.

8- Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando. Como essa nuvem branca essa gente não sabe aonde vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você MEU PAI. Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.


Em seguida, desenvolvemos a entrevista proposta no livro ...




As meninas compenetradas fazendo o estudo do fascículo










Fasciculo livro didatico
View more PowerPoint from Celismara Seleguin


Diário do dia 05 de junho de 2012
Cursistas:Rute e Adriana


     O sétimo encontro do Pró-Letramento Linguagem e Alfabetização aconteceu no dia 05 de junho de 2012.
     Nossa tutora Celismara  iniciou a aula lendo um texto muito interessante sobre o "Professor ".
     Em seguida, aplicou uma dinâmica bem divertida, na qual todas se envolveram; a professora fazia perguntas e as alunas respondiam cantando trechos de músicas populares brasileiras.
    Logo após, começamos a trabalhar com o livro de Alfabetização e Linguagem no Fascículo 6 com o tema: O Livro Didático em Sala de Aula.
   Na sequência a tutora preparou a seguinte atividade:
Nomeou uma cursista como jornalista e outras cinco para serem entrevistadas por ela, onde discutiu-se:

  • No tempo que vocês estudavam faziam uso de livros didáticos? Quais?
  • Como se fazia uso deles?
  • Nos dias atuais, está mais fácil ou mais difícil trabalhar com os livros na sala de aula?Por quê?
    Chegou-se a conclusão da importância do livro didático e ressaltando sempre que temos que fazer uso de outros materiais e nos adaptar com as mudanças e , que hoje, queremos alunos ativos na sua aprendizagem .
    Porque temos que formar alunos pensantes, reflexivos, que se tornem de fato, cidadãos críticos, criativos, etc.
   Após esta dinâmica a sala foi dividida em grupos para discussão do conteúdo do livro.
   É necessário que os alunos compreendam os princípios que regem o sistema e com isso possam ser usuários competentes e autônomos da língua escrita.
     A nossa tutora nos apresentou os livros que vieram para a escolha . Cada grupo deu sua opinião, sugestão e realmente foi muito proveitoso a abordagem de cada grupo.


                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário