A palavra Lúdico vem do latim Ludus, que significa jogo, divertimento, gracejo,
escola. Este brincar também se relaciona à conduta daquele que joga, que brinca e se
diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do
indivíduo: seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.
O lúdico pode trazer à aula um momento de felicidade, seja qual for a etapa de
nossas vidas, acrescentando leveza à rotina escolar e fazendo com que o aluno registre
melhor os ensinamentos que lhe chegam, de forma mais significativa.
Assim, este profissional não apenas ensina, mas aprende com seus alunos. As
aulas lúdicas devem transmitir os conteúdos, combiná-los, possibilitando que o
aprendente perceba que não está apenas brincando em aula, mas que está armazenando
conhecimentos. Não podemos optar pelo esvaziamento do conteúdo: aulas gostosas,
descontraídas, onde não se aprende nada. Durante estas atividades, o professor pode ter
mais detalhadamente informações sobre cada aluno e redirecionar, se necessário, sua
prática. Através de trabalhos lúdicos em grupo, no jardim de infância ou na pré-escola,
ensinamos os alunos a compartilhar, dividir, interagir, respeitar os limites colocados
para aquela atividade.
“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas
mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para
a formação humana”. (Carlos Drummond de Andrade).
FALTANDO LETRAS
ALFABETO ILUSTRADO
DOMINÓ
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